sábado, 16 de junho de 2012

Bavarese de morango, de cafe, de chocolate... do que te der na telha!


Desde que cheguei a Italia nao postei nenhuma receita e, fazendo um curso de culinaria Italiana isso soa meio estranho, eu sei. Mas voces nao imaginam a loucura que e uma escola de culinaria. Eu nao consegui fotografar o passo a passo de nenhuma receita, porque tem que prestar atencao e fazer e pensar em outra lingua e fazer tanta coisa ao mesmo tempo que nao sobra um minuto  para fotografar. No mais as receitas que aprendi sao, na maioria, um pouco menos simples do que as receitas que sempre posto aqui (para nao dizer bem mais trabalhosas) e – como a proposta inicial do blog e de receitas faceis para auxiliar no dia a dia daquelas pessoas que nao gostam de receitas complicadas ou que nao tem tempo para esperar 1h a massa descansar, por exemplo -  fogem totalmente do padrao.

Agora o curso terminou e eu estou fazendo um estagio num hotel 5 estrelas em uma cidade – minuscula - da Toscana italiana. A cidade, se e que eu realmente posso chamar assim, tem pouco mais que 15 km2 de area total (pode ser dificil de acreditar, mas depois da 3a pedalada eu ja estou em outra cidade). Ainda nao consigo fotografar o passo a passo, mas tenho aprendido algumas receitas bem gostosas que sao um pouco menos trabalhosas e podem encaixar-se na proposta do blog.

Essa receita que vou postar e a pedidos… Postei a foto do facebook e a galera surtou. E um doce de origem francesa, mas eu aprendi aqui na Italia, entao la vai…

Ingredientes: 

200 g de morango batido (puro)
90 g de acucar
3 gemas
250 ml de leite
400 ml de creme de leite batido quase em ponto de suspiro, nao pode ser muito firme
5 folhas de gelatine sem sabor diluidas em agua e espremidas (espremer na hora de usar)
1 pitada de baunilha

Bater as gemas, o acucar e a baunilha ate ficar firme. Aquecer o leite, sem deixar ferver e adicionar ao composto anteriormente preparado, mexer bem e voltar ao fogo ate alcancar a temperatura de 82 graus – dizendo o chef que isso nao tem jeito, tem que medir com termometro porque se passar dessa temperatura estraga o doce, aqui eu nao tenho como testar, mas li vaaaarias receitas e vi que o pessoal varia muito. Tem gente que leva ao fogo ate quase o ponto de ebulicao, aquele momento em que voce sabe que o leite esta `querendo comecar a ferver`, pra mim faz todo o sentido-  retirar do fogo assim que atingir a temperature (ou no caso de nao ter o termometro, esse ponto).

Acrescentar a gelatina e mexer bem. Deixar esfriar e acrescentar o creme de leite montado misturado com o molho de morango (morango batido).

Enformar – pode ser uma forma maior ou forminhas individuais – e levar a geladeira por aproximadamente 30 a 45 minutos (ver consistencia, deve ficar firme). Decorar a gosto.
Dica: para desenformar voce epode colocar a forma em agua fervente por mais ou menos um minute ou molhar a forma antes de enformar e forrar com filme plastico.

Variacoes:

Pode ser feito com qualquer fruta, sempre na mesma quantidade. Para as frutas com pouca agua, acrescentar pouquissima, so para facilitar bater.

Café – expresso 100 ml
       Soluvel 2 a 3 colheres de sopa

Bavarese individual ao cafe

Cacau – 3 colheres de sopa

Lembrando que as quantidades podem ser aumentadas ou diminuidas dependendo do seu gosto.

Devem ser misturados ao leite.

Qualquer tipo de castanha 200 g – deve ser triturada e misturada ao creme batido no final, como a fruta.

E, eu sei… o tal do termometro complica um pouco. E dessa vez e voce quem vai ter que testar a temperatura do leite para me dizer como foi, mas tirando isso e uma sobremesa bem facil, ideal para o verao por ser fresca e leve. No mais, a quantidade de acucar e pouca, entao nao fica enjoativa – o que pode ser um problema ne? da vontade de comer mais – mas o resultado e garantido.


Bem,  e isso. Primeiro post de receitas que tenho aprendido na Italia. Agora vou tentar voltar a postar mais frequentemente, se o ritmo permitir porque gente nao e por nada nao, mas eu estou trabalhando como um cavalo, daqueles de fazenda do interior onde so tem um cavalo que faz tudo sabe? rs rs rs rs Nao sobra muito tempo para fazer tudo o que quero como: viajar para as cidades vizinhas no unico dia de folga que tenho na semana, escrever, tirar varias fotos, falar com meu povo no Brasil, na Escocia, nos Estados Unidos (considerando a diferenca de fuso horario isso tem sido um problema), reencontrar o pessoal do curso, alimentar meu novo vicio – pedalar – ah e dormir porque eu preciso.

Quem fizer por favor posta aqui um comentario! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, se você gostou deixe aqui seu comentário.