Sugestões para Conhecer Belém


Belém

Ao contrário do que muita gente pensa, Belém é uma cidade bem agradável, com belos pontos turísticos e muitas opções para diversão. Estive lá a trabalho em 2008 e juntei algumas dicas para quem se interessa em conhecer a capital paraense. Não fiz um roteiro a ser seguido, mas com as dicas abaixo, fica fácil organizar um roteiro pegando um mapa da cidade no hotel.

Não é necessário ficar muitos dias na cidade. Dá para conhecer tudo em alguns dias, mas é interessante separar um dia para ir até Mosqueiros – uma praia de água doce, do Rio Amazonas, a 70km da capital – e, com um pouco mais de tempo Salinas. Ambos são lugares belos e agradáveis. Aliás, pelo que me lembro, a praia de Mosqueiros, não deixa nada a desejar para as praias do país, com a vantagem de ter a água doce. Fiquei embasbacada com a vista do horizonte: aquele mar de cor barrenta encontrando o céu na linha do horizonte, uma bela vista!

Veja abaixo uma lista de pontos turísticos, bares e restaurantes para deixar o seu passeio bem completo e agradável. Tentei fazer comentários sobre cada lugar para ficar mais fácil escolher os que você quer conhecer.


Pontos Turísticos

1. Estação das Docas
À beira do rio antigos galpões de docas revitalizados e transformados em um complexo cultural. Tem restaurantes, bares e lanchonetes, sala de cinema e teatro. Perfeito para um Happy Hour ou um jantar. Além do ambiente super agradável, oferece ainda música ao vivo, preste atenção no palco que é super interessante.

2. Mangal das Garças
Lindo! Fica a beira do rio e é um complexo com museu, borboletário, mirante e várias outras belezas naturais. O bom é ir de dia e aproveitar mais a beleza. Tem um restaurante fantástico, o Manjar das Garças, a comida é muito boa.

3. Museu Emílio Goeldi
É um museu que lembra mais um Jardim Botânico misturado com um zoológico, dizem que é bem bonito. Infelizmente não tive a oportunidade de conhecer porque quando estive na cidade, este museu estava fechado e eu não conseguir conhecer.

4. Pólo de jóias
É um complexo joalheiro em que as piruas fazem a festa, tem um monte de pedras diferentes, prata e ouro. Para quem gosta é um prato cheio.

5. Ver-o-peso
Mercado municipal, na verdade é uma grande feira que vende de tudo! Só o passeio já vale a pena, ainda dá para dar umas boas risadas.

6. Basílica de Nazaré
Independente da religião, acredito que vir à Belém e não passar por lá é besteira.

7. Praia de Mosqueiro
Fica a uns 70km do centro. Pode-se alugar um carro e passar o dia lá, muito gostoso, mas não tem nada de mais. Vale a pena ir. É passeio para o dia inteiro.

8. Passeio de barco na orla
Sai da Estação das Docas às 17h30 é para ver o pôr-do-sol de dentro do rio, com músicas e comidas típicas.

9. Teatro da Paz
Na Praça da República. Construído na época da extração da borracha, de uma arquitetura super rica, lindíssimo. Tem visita guiada e as peças são super em conta. Vale a pena comprar o ingresso pro camarote.

10, Jardim Botânico 
Conforme diz o nome, é um Jardim, imenso e lindo. Uma delícia para uma caminhada relaxante. No dia em que fomos tomamos um banho de chuva para deixar o passeio ainda mais natureba. Para mim, valeu a pena. 

Dicas utéis

Não perca tempo indo ao Shopping Castanheiras, é longe demais e não oferece nada diferente. 

Em Belém, quando ameaça chover, chove de verdade!!!! E costuma chover muito, o clima é quente e muito úmido.

É bem interessante ainda conhecer a gastronomia local: diversificada e intensa, em certos casos exótica, devido à influência indígena. Tente experimentar um pouco de cada, dentro das suas limitações, é claro. Por mais extravagante que possa parecer, tente abrir sua mente e experimentar.

O Tacacá é um caldo feito com camarões e jambu – uma folha verde escuro que provoca sensação de adormecimento e tremor na boca. Se for provar, peça com pouca goma ou mesmo sem ela, para quem não está acostumado a goma pode parecer um pouco ‘estranha’.

O Tucupi é o suco extraído da mandioca amarela (a venenosa), então o tempero é muito forte, se tiver estômago e intestino "fracos" cuidado... heheheh quem avisa, amiga é... mas é delicioso!!!! Eu comi camarão e peixe ao tucupi.

A Manissoba é feita com a folha da mandioca - cozida por 7 dias para extrair o veneno - com carne de porco, é conhecida como feijoada paraense. Devido à apresentação deste prato, eu não o provei, assim não posso exprimir minha opinião a respeito.

Unha de Caranguejo é uma coxinha – tipo aquele salgado de festa, coxinha de frango – feita com a carne de caranguejo, para quem aprecia a carne é uma opção deliciosa!

Espero que essas sugestões façam da sua estadia em Belém um período tão interessante e agradável quanto foi o meu, e contribua para que essa parte do país fique gravada na sua memória.
Um beijo
Cin

obs.: Vou pesquisar restaurantes e bares que estejam fazendo sucesso por lá.  Tenho uma  lista, mas fui para lá em 2008, não sei se todos ainda estão abertos. Posto em breve. As fotografias também vêm depois, no momento estou em Fortaleza e não disponho de nenhuma no pen drive. 

2 comentários:

  1. Adorei Cin, obrigada pelo carinho p com a minha terrinha amada. Beijos.Silvia

    ResponderExcluir
  2. Oi Silvinha,

    fico feliz que tenha gostado, se puder divulgue o blog para a galera. E se tiver mais alguma coisa que possa ser acrescentada nas sugestoes e so me enviar por email.
    beijos
    crianarena@gmail.com

    ResponderExcluir

Por favor, se você gostou deixe aqui seu comentário.