Santiago do Chile - Roteiro

Visitar o Chile foi uma experiência deliciosa! Santiago tem muitos atrativos e o povo chileno é super receptivo. Fizemos em 6 dias um roteiro muito gostoso. Antes de viajar, tenho por hábito colher informações com pessoas que já conhecem o local, por visitação ou por já terem morado, assim consigo informações valiosas sobre lugares que só os nativos conhecem ou que os turistas mais descolados encontraram em suas experiências. Disseram-me que 3 dias seriam suficientes para conhecer Santiago. Talvez, para quem não gosta de se inserir na comunidade local ou para quem tem pressa, 3 dias sejam realmente suficientes, mas para mim 6 dias ainda não foram o bastante. O roteiro abaixo foi montado com base em roteiros de guias e indicações de amigos que já conhecem o local. Não há necessidade de um guia ou excursão, a menos que você faça questão. Amigos também locaram carros por lá, é barato e tranquilo, eu mesma verifiquei as tarifas, mas como gosto de conhecer as pessoas, preferi andar de metrô (super eficiente e limpo) e ônibus.
Espero que goste e poste aqui seus comentários se esse roteiro te ajudar.

Sexta - Dia 01 - Chegada às 11h – chegando ao hotel aproximadamente 13h. Check-in no hotel e saída para almoço restaurante Aqui está Coco ou Del Cocinero Bistrô próximos ao hotel. Depois um passeio pelo bairro Providência: Av. Pedro de Valdívia Norte seguindo pela Av. Providencia, El Pátio, Iglesia de La Divina Providencia, Sernatur, Parque de Las Esculturas. Tomar um sorvete na sorveteria Bravísimo. Se der tempo visitar as lojas do bairro.
À noite ver uma Ópera no Teatro Municipal do Chile.

Sábado - Dia 02 –  visitar o bairro Bellavista – metrô Estación Baquedado ou Salvador. Pegar o furnicular para subir o cerro de San Cristóbal, de lá se tem uma das mais belas vistas de Santiago e pudemos experimentar o famoso "Mote com Huesillos", uma espécie de chá gelado de pêssego com grãos de trigo, uma delícia! Saindo do Cerro, ir à casa de Pablo Neruda, La Chascona (fazer o tour). O almoço pode ser num dos restaurantes da área: Como Água para Chocolate (dizem que é muito turístico) ou no El Meson Nerudiano muito bom, é bem próximo ao cerro.
Eu, Márvio, mãe e Vilma no funicular do
Cerro San Cristobal
À tarde ir para o bairro Las Condes e Vitacura conhecer os shoppings Alto Las Condes, Mall La Dehesa, Parque Arauco. Podemos passar pelo Boulevar del Parque (loja El Mundo del Viño, MAC), Mercado Orgânico, Monasterio Benedictino. Antes de ir embora comer um doce na doceria Mood. Se quiser jantar experimente os restaurantes Alfresco ou El Apero
À noite se não estiver muito cansado Bar Ligúria ou Cinema Paradiso, no próprio bairro Providência, para um Happy Hour.

Domingo - Dia 03 – Domingo é dia de praia. Passeio a Viña Del Mar e Valparaíso, balneários próximos a Santiago. Se o almoço for em Viña restaurante Castillo Del Mar. Se for em Valparaíso restaurante Le Filou de Montpellier. Visitar a casa de Neruda, La Sebastiana em Val.
Noite de descanso, a cidade inteira é fechada.

Troca da guarda - um espetáculo
ao ar livre
Segunda - Dia 04 – Visita ao Centro da cidade, metrô Estação Universidad de Chile ou Plaza de Armas. Universidad de Chile e club de la Unión, depois subir pela av. Morandê e visitar o Centro Cultural Palácio de La Moneda, a Plaza de la Constituición e o La Moneda (tentar ver troca da guarda às 10h, sempre nos dias pares), depois seguir pela av. Moneda passando pela Bolsa de Comercio até a calle Ahumada (tipo Florida de Buenos Aires), seguir até a av Compañia passando pelos Cafés com Piernas e visitar o Museu Pré colombino, passar pelo Antigo Congresso Nacional. De lá seguir pela Catedral até a Catedral Metropolitana, Plaza de Armas, Correo Central, Municipalidad de Santiago, Museo Histórico Nacional, e a Casa Colorada. Loja El cielo para comprar vinhos.
Almoço no Mercado Central: Solemar ou El Galeón. O almoço será no meio desse passeio todo.

Terça - Dia 05 - Vinícola Concha Y Toro passeio de ½ dia, pegar o metrô linha azul L4 até a última estação, Plaza de Puente Alto, na praça pegar o ônibus nº 71, 73, 83 ou 84. É só conferir os números dos ônibus com a segurança da estação e pedir ao motorista para avisar quando chegar na Vinícola. Almoço num dos restaurantes do bairro. Voltar aos lugares que acharmos mais interessantes para comprar ou conhecer as lojas do bairro do hotel.
À noite Los Buenos Muchachos, restaurante no bairro Brasil com comída e danças típicas chilenas.

Quarta - Dia 06 - Bairro Lastarria e Bellas Artes, metrô Santa Lucía. Biblioteca Nacional passar pela Calle Mosqueto até o Cerro Santa Lucía, depois seguir até a Plaza Mulato Gil de Castro e passar pelo Museu de Artes Visuais. Tem várias lojas interessantes nesse bairro Amada y Cruz, Caldo Bazar, Nike AF1 House e ONA (local de artesanato). Almoçar no Gatopardo, Patagônia Resto Bar ou R.
Depois, se houver disposição Barrio Brasil Biblioteca de Santiago, Concha y Toro, Estación Central.
Quinta - Dia 07 – após o café ir para o aeroporto. Dependendo ainda há um tempinho para andar pelo bairro e ir até o Rio Mapocho, que quando estivemos lá era apenas um filete de água, mas a caminhada não deixou de ser uma boa experiência. 



Santiago é uma cidade deliciosa, o metrô é eficiente e barato e o táxi não é caro. Vale a pena explorar o máximo possível. Se você gosta de vinho, também vale a pena ir a um mercado e comprar uma garrafa (vinhos bons muito baratos) e uns frios e comer no hotel mesmo à noite. Fizemos isso duas vezes e foi uma delícia!


Telefones úteis:

Cambiaso Hotel – Av. Pedro de Valdivia, 150. Oficina 1422 Providencia.
0014562-333-7167


táxi aeroporto hotel – 33U$ cada trecho
Viña Del Mar e Valparaíso – 65U$ por pessoa
Vinícola entrada - 1/2 dia 7U$ 1 dia 14U$ - o passeio de 1/2 dia é suficiente para conhecer. Existem outras vinícolas que também valem a pena. É interessante fazer a reserva pelo site antes.
Para circular nos ônibus dentro de Santiago é necessário comprar um cartão - BIP - nas estações do metrô e carregar nos caixas das estações. Não tem cobrador e não recebem dinheiro. Mas os ônibus que levam até a vinícola recebem dinheiro.
Postarei em breve os telefones e email do senhor Jorge.