terça-feira, 1 de maio de 2012

Salada verde a Edimburgo



Peco desculpas aos meus queridos leitores, mas ando sem inspiracao. Esquisitissimo admitir isso porque eu sempre tenho inspiracao para escrever e, quando deixei o Brasil em 12/02 desse ano, tinha a intencao de continuar postando semanalmente – inclusive porque achei que essas viagens todas me manteriam bem inspirada – mas a falta de tempo e alguma outra coisa nao tem contribuido tanto assim para me manter inspirada. As palavras me faltam…

Quem leu o texto sobre Edimburgo pode pensar que eu estou doida quando digo isso porque o texto ficou bem grandinho de tanto que falei, mas alguma coisa esta faltando. Nesse momento estou fazendo um curso de culinaria italiana em Lucca, na Toscana. O curso e de segunda a sexta das 9:30 as 14:30, tudo o que produzimos pela manha consumimos no almoco e no jantar, entao depois do almoco eu pego uma bicicleta e vou ao centro `estudar` italiano. Passo as tardes perambulando pela cidade conversando com os vendedores nas lojinhas de qualquer artigo nessa vida. Pergunto, falo, experimento… Uma forma deliciosa de aprender italiano! As vezes vou a alguma cidadezinha vizinha – dessas cidades italianas bem minusculas que ninguem conhece ou ouviu falar – so para conhecer e parlar… Ah, e experimentar o gelato, afinal preciso saber reconhecer o melhor!

Estar na Italia e nao falar sobre comida e uma coisa um tanto controversa. A Italia respira comida! Tudo aqui gira em torno da boa alimentacao, regado sempre a um bom vinho, claro! E – provavelmente porque eles sao muito bons nisso – para a maioria das pessoas a primeira coisa que vem a cabeca quando se pensa em gastronomia italiana e massa. Talharim, pene, rigatone, nhoque, espaguete, capelete, etc e tal regados aos mais diversos molhos bolonhesa, sugo, funghi, alho e oleo e claro, nao podemos esquecer a queridinha no mundo todo: a pizza. A verdade e que a gastronomia italiana e bem diversificada e as massas sao apenas uma parte dessa cozinha tao apreciada em cada continente. Tenho aprendido muito com o curso e esses dias uma amiga me deu uma ideia que vou experimentar a partir dessa semana: a cada semana vou escolher uma receita para escrever sobre e postar aqui.

Para essa semana ainda nao tenho uma receita eleita, entao resolvi trazer a voces uma receita simples que tenho sentido saudades diariamente: salada verde em Edimburgo. Quando estava na casa da Mara, na Escocia, comiamos salada quase que diariamente. A salada era sempre simples, mas muito saborosa: mix de folhas verdes rasgadas a mao (alface crespa e americana, rucula, acelga) , tomates cereja cortados ao meio e algum tipo de embutido que voce goste rasgado (presunto, salame, mortadela, etc). Usavamos azeite, pimenta do reino moida na hora, sal e sazon para tempera, as vezes limao. Queijo parmesao ralado na hora e pronto! E so isso. Eu sei que tem gente que se pergunta porque eu resolvi postar essa receita. Porque aqui na Italia, nao tenho comido tanta salada e morro de saudades. No mais, sim, tem gente que nao tem a menor ideia de por onde ir para fazer uma salada. Normalmente faziamos alguma carne grelhada para acompanhar a salada e as vezes um vinho branco.

Acho que, por mais que a Italia tenha essa magia que apetece a todos e o clima da Escocia seja `bruto` como se diz em italiano, estou com saudades de Edimburgo! 

Obs: a Mara vivia rindo de mim, sempre com a maquina tirando foto de tudo quanto era comida nessa vida...

Um comentário:

  1. E verdade a salada era tudooooooooo de bom, e agora que nao tenho compania para comer nao faco a salada todas as noites como antes :(...kkkkkkkkkkkkkk, mas quando faco lembro de voce tambem Ci...saudades...beijossssss

    ResponderExcluir

Por favor, se você gostou deixe aqui seu comentário.