sábado, 7 de janeiro de 2012

Brasília, 01 de janeiro de 2012.

Involtine de Melanzane

“Esse blog não se destina a críticas, mas quando o lugar merece podemos tecer elogios e compartilhar, para que mais pessoas possam experimentar, avaliar e compartilhar!”

No primeiro dia do ano, bem como no dia 25 de dezembro, normalmente está tudo fechado em Brasília. A cidade parece um deserto. Como se todo mundo o tivesse debandado sem olhar para trás: ou o povo está curtindo a ressaca ou está descansando por ter ralado muuuuito na noite anterior. E para quem deseja fazer alguma coisa fora de casa a complicação é grande. Mas no primeiro dia desse ano, minha mãe me convidou para almoçar e resolvemos sair à caça de um lugar aberto para tal fim.  

Resolvemos entrar em cada comercial da Asa Sul até encontrar um restaurante que nos agradasse para o primeiro almoço do ano. Nossa busca, porém, não demorou muito. Passamos pela 216/15 e pela 214/13 sem nos dar o trabalho de entrar, pois nada nos veio à memória situado nessas quadras. Resolvemos começar pela 212 sul, onde me lembrei, havia uma Confraria do Camarão. Para nossa surpresa, porém, no lugar da casa especializada nesse fruto do mar que me rouba a atenção, havia uma cantina italiana: Hostaria Dei Sapori. E a melhor parte: estava aberta! Decidimos descer e conhecer o cardápio.

Logo de cara gostamos do ambiente, aconchegante e acolhedor, embalado por música italiana proveniente de uma rádio italiana, e com uma decoração simples e agradável. Giuseppe, um dos donos do restaurante, nos recebeu à entrada e foi bem simpático. Deu-nos o cardápio e a carta de vinhos para conhecer e nos deixou bem a vontade.

Tipicamente italianos, os pratos que compõem o cardápio deixaram-me com água na boca já nesse momento. Optamos por ficar. Até porque, era uma bênção divina encontrar um lugar tão gostoso aberto no dia primeiro de janeiro, melhor não perder tempo procurando outras coisas e se arriscar a encontrar qualquer botequim de esquina.

Quando entramos na Sala Colosseo, onde ficam as mesas, gostamos mais ainda do ambiente pitoresco que encontramos. Várias fotos da Itália compõem a decoração leve do lugar. Sentamo-nos a uma mesa de frente para a rua, bem no cantinho. Pedimos um vinho italiano – claro - e começamos por degustar um pão italiano (isso está ficando muito repetitivo? rs rs) feito na casa. Por mim podia parar por aí! O pão é perfeitamente saboroso! Pão e vinho já me bastariam, mas o lugar guarda sabores muito mais elaborados em seu menu. E o chef nos surpreendeu com uma cortesia de lentilhas, para começar bem o novo ano. Bom, muito bom!
Atum e Salmão cru

Pedimos o menu degustação para duas pessoas – que no nosso caso serviria três com certeza – composto por 2 entradas, 2 primeiros pratos (massas), 2 segundos pratos (normalmente carnes) e 2 sobremesas. É muita comida, mas não tinha nada que não estivesse realmente delicioso. Duas coisas porém, me chamaram a atenção de maneira extraordinária: o Involtine de Melanzane – finas fatias de berinjela, recheadas de camarões e gratinadas com queijo parmesão – e o Risoto de Lagostim, com um sabor amanteigado peculiar que mantém leveza. Ambos de sabores suaves, porém marcantes. As berinjelas derretem na boca, liberando um sabor único devido à mistura com o camarão. É perfeito!
Fritto Misto e Fritatta com beringela e abobrinha
e um creme levemente temperado
Penne ao pesto e Risoto de Lagostim

Schiacciato de chocolate,
Panna Cota e
Tiramissú
De sobremesa experimentamos um trio: Tiramissú, Pana Cota e Schiacciato de chocolate. Tudo estava sinceramente delicioso, mas é claro que o Tiramissú arrebatou meu coração e me fez inclusive, pedir mais um pedacinho. É um manjar dos deuses!

Tiramissú, o rei do meu paladar doce!
Para completar essa experiência gastronômica o atendimento do local é realmente bom. Os garçons são muito atenciosos e Giuseppe veio à mesa continuamente para saber se estávamos sendo bem servidas e se estava tudo agradável. Ao que nossa resposta foi sempre: sim!

Ok, não posso simplesmente ficar babando o lugar sem comentar sobre os preços. Vocês devem estar curiosos para saber esse “detalhe”. Bem, os preços são justos. Pelo tamanho das porções e pelo sabor que você degusta a cada garfada, os valores fazem jus ao conjunto: ambiente, comida e serviço.

Nessa mesma semana levei minha amiga Shirley para conhecer o local e ela não se arrependeu, na verdade já quer marcar um retorno para experimentar outras delícias daquele cardápio!

O que sei dizer, querido leitor, é que essa experiência gastronômica fez com que o primeiro dia desse ano de 2012 fosse inesquecível e, se a culinária italiana é agradável ao seu paladar e você está procurando um bom lugar para degustá-la, procure a Hostaria Dei Sapori e depois poste aqui seu comentário. Asseguro-lhe de que não se arrependerá. 
Feliz Ano Novo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, se você gostou deixe aqui seu comentário.