segunda-feira, 13 de junho de 2011

Spicy coxinhas da asa

Lucinha passou correndo pelo portão do edifício onde morava. Já estava muito atrasada para o jantar a dois que tinha combinado com o marido. Esbaforida entrou no hall e bum, escorregou no piso molhado! Não tinha visto a placa de advertência - aquela amarelinha informando: Cuidado, piso molhado! – Caiu de bunda no chão. Pacotes para um lado, bolsa para o outro, uma confusão só.

Desajeitada começou a catar as coisas espalhadas pelo chão. O rapaz da limpeza, que minutos antes não sabia se ria ou se corria em socorro da moradora, mais que depressa largou o rodo e começou a catar as coisas e colocar na bolsa de compras de Luisa que, toda sem graça, agradecia a cada instante. Ele ajudou-a a se levantar e segurou a porta do elevador para que ela entrasse.

Quando levantou o olhar e deparou-se com a figura no espelho, Lucinha não pode controlar o riso. Soltou uma deliciosa gargalhada lembrando-se do tombo e vendo os cabelos desgrenhados e a maquiagem borrada devido às lágrimas que lhe caíam dos olhos de tanto que ria. Entrou em casa ainda gargalhando quando se deparou com o marido com uma cara de bode que significava “Qual é a graça?”.

Cheia de bom humor, Lucinha então começou a narrar os acontecimentos, o motivo do atraso e, enquanto ambos riam juntos retirou da geladeira as coxinhas da asa – 12 - que havia temperado antes de sair com 3 dentes de alho bem amassados, 2 colheres de sopa daquela sopa de cebola de pacote, uma pitada de sal e molho de pimenta bem forte à gosto. Depois de 1 hora, acrescentou 1 latinha de cerveja e 4 fatias de gengibre e deixou marinando por mais 1 hora.

Retirou 1 latinha de cerveja na geladeira, pegou as canecas do freezer, serviu a cerveja e chamou o marido. Fizeram um brinde ao amor e Lucinha se pos a cozinhar as coxinhas. Aqueceu uma panela e colocou as coxinhas dentro. Sem óleo. Até dourarem. Nesse momento acrescentou o molho da marinada e tampou a panela por aproximadamente 15 minutos. Destapou a panela e de vez em quando mexia. Repetiu esse procedimento até que o molho reduzisse por completo.

Organizou a bandeja com um prato contendo as coxinhas, molho de mostarda e molho de queijo feito com 1/3 de triângulo de queijo gorgonzola e 3 colheres de creme de leite fresco. Amassou o queijo e misturou vigorosamente com o creme de leite. Para o molho de mostarda usou 2 colheres de sopa de mostarda, 2 colheres de sopa de creme de leite, suco de ½ limão e 1 pitada de pimenta do reino branca.

Aquela noite estava apimentadíssima, restava agora a ambos exercitarem a criatividade para deixá-la ainda mais deliciosa. Quando Renato experimentou a primeira coxinha, o sabor e a textura do frango podiam ser mensurados em sua feição. E aquele toque de pimenta então? Delicioso! Estava escrito na cara dele, literalmente! O prato foi aprovado e Lucinha restava feliz, conversando bobeiras com o marido e rindo infinitamente, cercada de beijos e regada a cervejinha bem gelada. A noite foi perfeita! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, se você gostou deixe aqui seu comentário.